Empoderamento negro no mercado de trabalho: como se destacar?

6 minutos para ler

As dificuldades de se estabelecer e de se destacar no mercado de trabalho, sendo negro, são inúmeras. Para a diminuição dos impactos negativos que o racismo latente ainda causa sobre as vidas negras, o empoderamento é essencial.

Se empoderar é saber quem você é, conseguir olhar pra dentro de si e notar que você tem o seu valor, se amar e se respeitar. Ou seja, acima de tudo, se valorizar como a pessoa que é. Isso tudo é imprescindível para que dê os primeiros passos para o empoderamento negro no mercado de trabalho.

Neste post, vou falar sobre mais aspectos do empoderamento negro e como ele pode amenizar as dificuldades em se destacar profissionalmente. Boa leitura!

O preconceito contra os negros dentro das empresas e como lidar com ele

A escravidão do povo negro criou uma cultura de desvalorização da mão de obra afro-brasileira dentro do país. Após 300 anos usando o trabalho dos negros em troca de condições extremamente precárias de vida, foi se estruturando o racismo para um rebaixamento muito grande do real valor da força de trabalho que supria a demanda de quase todo o Brasil.

Devido a isso, o racismo no país ainda é muito intenso e, dentro das empresas, isso pode ser ainda pior, principalmente com as mulheres, por conta do machismo e da objetificação. Os problemas causados pelo preconceito vão desde salários menores e dificuldade para alcançar cargos importantes até a recusa de uma oportunidade de trabalho.

Por isso, o empoderamento negro é essencial para que você comece a trabalhar consigo mesmo e passe a saber como lidar diante dessas situações. Para isso, separamos algumas dicas de como lidar com o preconceito dentro das empresas e empoderar-se no mercado de trabalho.

Estar feliz com a sua aparência

Ao longo de toda a história, a beleza branca sempre foi enaltecida e colocada como se fosse a verdadeira, a única que deve ser realmente apreciada. Devido a isso, a beleza afro-brasileira sempre foi colocada como inferior. Isso torna a capacidade de enxergar beleza em si e em outros corpos negros cada vez mais difícil.

Porém, você pode partir de alguns hábitos que ajudam a se sentir melhor consigo mesmo, que aumentem o seu bem-estar e elevem a sua autoestima. Essas práticas podem ser desde uma rotina de skin care até cuidados com seu cabelo. Enfim, qualquer coisa que faça você se sentir melhor com seu corpo é válido e ajuda muito no processo de empoderamento.

Rebater estereótipos preconceituosos

Outro fator que atrapalha muito na caminhada até o destaque dentro do mercado de trabalho, sendo negro, são os estereótipos preconceituosos que estão impregnados na sociedade. Existem vários deles, mas todos têm o mesmo objetivo: desmerecer o potencial ou a capacidade dos negros.

A partir do momento em que você começa a entender que todos esses paradigmas criados para inferiorizar a sua raça estão totalmente errados e que você é, sim, capaz, você se liberta de tudo o que prendia e passa a ser cada vez mais produtivo e crente em si mesmo. Assim, torna-se capaz de alcançar cada vez mais objetivos, tanto profissionais quanto pessoais.

Powered by Rock Convert

Intensificar os conhecimentos

Essa é uma dica muito importante para o empoderamento negro no mercado de trabalho. A busca por mais conhecimento vai agregando cada vez mais ao seu desempenho profissional em qualquer área. Assim, transforma você em um profissional mais completo a cada coisa nova que aprende.

Sendo assim, é importante que você sempre esteja atento aos assuntos relacionados à área em que atua, se mantendo sempre atualizado e pronto para encarar todo tipo de cargo dentro da empresa. A leitura de livros e e-books, assistir palestras e vídeos são práticas muito boas para ajudar você nessa etapa.

Mostrar sua capacidade

O primeiro desafio que você vai ter que encarar sendo um negro no mercado de trabalho é conseguir uma oportunidade de emprego desejada. A partir do momento em que você tem essa oportunidade, deve partir para o próximo desafio que é aproveitá-la para mostrar que você é capaz.

Sendo assim, ao conseguir o emprego ou o cargo que tanto deseja, é essencial que você mostre suas habilidades e o que tem a agregar ao negócio. Será preciso provar o seu valor e a sua capacidade para exercer a função ou, até mesmo, alcançar cargos mais altos dentro da empresa.

Tenha orgulho das lutas enfrentadas pelos negros

Para ter os direitos e as oportunidades que nós, negros, temos, muitas lutas e guerras tiveram de ser travadas. A história dos negros foi interrompida diversas vezes pela escravidão, tiraram o direito da liberdade que nossos antepassados tinham e eles tiveram que lutar, dar seu sangue e até morrer para reconquistar os direitos que lhes pertenciam.

Essa é uma parte fundamental para o processo de empoderamento negro. Entender tudo o que os nossos antepassados tiveram que passar para conquistar de volta os direitos que temos hoje é muito importante para que você consiga enxergar o valor que sua raça tem e valorizar as oportunidades que nos são proporcionadas. Nós somos os sonhos de nossos ancestrais.

As soluções que a Diversidade RH oferece para você

Além dos exercícios e das dicas que você pode e deve seguir para alcançar o sucesso no mercado de trabalho, a Diversidade RH oferece uma série de soluções e serviços que podem ajudar ainda mais a alcançar o que tanto deseja em sua vida profissional.

Entre as soluções que oferecemos:

  • sensibilização das lideranças para um melhor acolhimento e envolvimento do PP (Potencial Para);
  • desenvolvimento de trilhas de capacitação com foco no desenvolvimento do potencial;
  • sistema online de avaliação de desempenho das competências;
  • desenvolvimento e empoderamento do público afrodescendente pré e pós-inserção no mercado de trabalho;
  • programa de estágio com foco direcionado ao desenvolvimento e empoderamento do público negro após a inserção.

Aliando o que falei até agora sobre o empoderamento negro no mercado de trabalho à ajuda que você pode obter ao procurar por esse tipo de serviço, tenho certeza de que a conquista do seu espaço terá um caminho mais bem-sucedido.

Além dessas soluções, a Diversidade RH tem alguns outros serviços que você pode encontrar acessando nosso site. Lá, você pode conferir todos os serviços que prestamos e entrar em contato para tirar qualquer dúvida ou contratar algum serviço pelo qual se interessou.

Preconceito InstitucionalPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Um comentário em “Empoderamento negro no mercado de trabalho: como se destacar?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.