Como comemorar o dia da consciência negra em sua empresa? Conheça ações práticas!

6 minutos para ler

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra em todo o país. A data marca a luta por igualdade de uma parte da população que sofre com o racismo estrutural instaurado na sociedade após o fim do período escravagista.

Mais do que uma simples data, é uma oportunidade de contribuir com a redução das desigualdades no mercado de trabalho e aumentar a diversidade em suas equipes.

Neste artigo, vamos falar sobre a origem e importância do Dia da Consciência Negra para as empresas e como implementar ações efetivas em seu negócio. Confira!

A origem do Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro marca a data na qual Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil, foi morto pelas tropas de Dom Pedro II em 1865, ainda no período escravagista. Para entender melhor a escolha desse dia como o mais importante para a população negra do país, veja quem foi Zumbi dos Palmares e qual é o seu papel na luta contra o racismo.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Na época da escravidão, muitos negros fugiam das casas de seus donos e abrigavam-se em comunidades escondidas chamadas de quilombos. O maior deles, o quilombo de Palmares, ficava em uma região onde hoje está o estado de Alagoas, no nordeste do país, e já chegou a abrigar cerca de 30 mil pessoas.

Zumbi foi o líder desse quilombo e o defendeu bravamente por muitos anos. Até que, em 20 de novembro de 1865, ele foi atraído para uma emboscada e morto. A data de seu falecimento só foi descoberta na década de 1970, por um grupo de quilombolas do Rio Grande do Sul.

Em 1978, o Movimento Negro Unificado no País adotou a data como símbolo da luta da população negra em todo o território nacional e, em 2011, ela foi oficializada por meio da Lei Federal 12.519.

Qual é a importância do Zumbi na luta pela população negra?

Zumbi foi um grande líder negro, que manteve muitos ex-escravos seguros e a salvo sob sua responsabilidade. Uma figura negra à frente de seu povo. A princesa Isabel tem um papel importantíssimo na libertação dos escravos, mas foram os próprios negros que construíram esse caminho e, por isso, merecem a posição de destaque.

A importância do Dia da Consciência Negra nas empresas

A luta pela igualdade racial é de extrema importância para a sociedade como um todo, mas o que as empresas têm de responsabilidade em relação a isso? É o que você vai entender a seguir.

Compreensão da situação da população negra no mercado de trabalho

Mesmo após 130 anos da abolição, a população negra ainda sofre com a discriminação. De acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios), a renda média per capita dos negros é de pouco mais de R$ 1.500,00 contra cerca de R$ 2.800,00 dos brancos.

É preciso entender que o problema é estrutural, e cabe às empresas fazerem a sua parte na abertura de mais oportunidades, para que pessoas talentosas e capazes tenham acesso às vagas melhores de emprego.

Powered by Rock Convert

Estímulo a programas de incentivo profissional para negros

A falta de capacitação é um dos principais motivos da discrepância entre a quantidade de lideranças brancas e negras nas empresas. Os negros estudam menos tempo, pois precisam interromper os estudos para sustentar a família. Com isso, têm menos chances de profissionalização.

O Dia da Consciência Negra ajuda a estimular a criação de programas de incentivo, que visam dar mais oportunidades para essas pessoas. A oferta de cursos, bolsas de estudos e um plano de carreira são ações factíveis e de grande impacto.

Aumento da diversidade na empresa

A diversidade é um assunto em pauta no mercado de trabalho atual. Além da questão social, de promover a inclusão de minorias, a busca pela diversidade agrega muito valor ao negócio. A multiplicidade de ideias e vivências gera equipes mais ricas, criativas e inovadoras.

Ações práticas para implementar na sua empresa

O Dia da Consciência Negra não deve ser usado para ações pontuais. A causa da igualdade racial é muito maior do que isso e requer ações de longo prazo e maior efetividade. Veja algumas sugestões.

Levar conhecimento para os colaboradores

A falta de conhecimento é um dos princípios do preconceito. Por isso, a empresa deve levar informações seguras e confiáveis aos colaboradores, que combatam o problema do racismo estrutural. Ofereça palestras, rodas de conversas e crie encontros periódicos para a discussão sobre o assunto.

Combater práticas racistas dentro da empresa

A prática do racismo acontece todos os dias dentro das organizações, em atos, muitas vezes, bem discretos. Além de orientar os profissionais, é fundamental monitorar as interações no dia a dia e agir ao menor sinal de problema. Deixe bem claro que esse tipo de atitude não é tolerado e ensine pelo exemplo.

Desenvolver lideranças negras

A velha desculpa de que a escolha dos líderes se dá por meritocracia já não tem mais validade. Afinal, é muito fácil para uma pessoa que não precisou escolher entre trabalhar e estudar conseguir uma boa base de formação.

A empresa pode atuar de forma mais ativa, promovendo programas de capacitação interna. Por meio deles, os colaboradores têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competir de forma mais igualitária pelos cargos mais altos.

Revisar o processo seletivo da empresa

Tudo começa no processo de recrutamento e seleção. A população brasileira é composta por cerca de 55% de negros e pardos. Essa proporção se reflete em sua empresa? E nos cargos de liderança?

Se a resposta foi não, é preciso equilibrar essa conta por meio de processos seletivos exclusivos para negros e programas de orientação de carreira para aqueles que já ingressaram. Assim, fica mais fácil combater a desigualdade de oportunidades e eliminar o racismo da organização.

O Dia da Consciência Negra é uma data para ser lembrada e comemorada. Não por causa da dor e sofrimento dos escravos e quilombolas, mas pela luta constante por condições igualitárias que finalmente começam a surtir efeito na sociedade atual. Use esse dia para transformar a sua empresa em um ambiente mais saudável e acolhedor para todos.

Gostou das informações e dicas? Que tal começar a implementar algumas delas agora mesmo? Entre em contato conosco e conheça nossos cursos e programas!

Preconceito InstitucionalPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.