Ambiente de trabalho mais diverso: como criar dentro da empresa?

6 minutos para ler

A diversidade é um assunto que está muito em alta nos dias de hoje e tem uma grande importância, principalmente, dentro de uma empresa. Ter um ambiente de trabalho mais diverso é conseguir agrupar pessoas de várias culturas diferentes dentro da mesma equipe, trabalhando juntas. Não se trata apenas de tolerar perfis diferentes do seu ou simplesmente de incluir várias etnias e raças (o que também não deixa de ser importante).

Essa diversificação é essencial para aprimorar os resultados criados pelo grupo. Um ambiente de trabalho mais diverso conta com pessoas de grupos sociais diferentes e que entendem vários públicos distintos, sendo assim, o alcance dos resultados criados pela equipe são aumentados drasticamente, além de valorizar as diferenças de cada um e melhorar a satisfação dos outros colaboradores.

Neste post, ainda falaremos um pouco mais sobre ter um ambiente mais diverso dentro da sua empresa e apontar alguns passos de como implantá-lo. Boa leitura!

Quais passos seguir para um ambiente de trabalho mais diverso?

Além dos benefícios que a diversidade traz para o ambiente de trabalho, ela também faz com que a empresa tenha uma boa imagem perante os consumidores. A diversidade de etnias, sexualidades e raças é um quesito que vem sendo cobrado cada vez mais pelos clientes mais atentos e, quando alguma marca se demonstra preocupada com isso, ela ganha uma reputação bem mais favorável.

Sabendo da importância e de todos os benefícios que a diversidade agrega ao negócio, a primeira dúvida que surge é: quais passos devo seguir para implantá-la em minha empresa? Para ajudar, separamos alguns passos que vão guiar você para um ambiente de trabalho mais diverso. Veja só!

Comece pelo recrutamento inteligente

A elaboração de uma equipe diversa já começa desde o processo seletivo. Os recrutadores que estiverem trabalhando nessa etapa devem estar atentos ao buscar diferentes perfis de profissionais, evitando sempre a formação de equipes compostas por várias pessoas que pensem da mesma forma ou que tenham o mesmo perfil, a diversidade deve ser sempre colocada como prioridade.

Promova palestras

A promoção de palestras que conscientizem os funcionários a lidar com as diferenças de todos que ali trabalham é muito importante para que eles entendam a importância de se respeitarem. O bom convívio entre a equipe é fundamental para que não sejam perdidos benefícios que a diversidade traz ao ambiente de trabalho — e usá-los da melhor forma possível.

Além disso, podem ser feitos alguns comitês para a promoção de ideais ou bandeiras que incentivem a diversidade. Isso pode ser feito de forma a levantar pautas importantíssimas, como a igualdade entre gêneros, questões raciais, LGBTQIA+, entre outras. Esse tipo de ação também faz com o aumente a empatia entre os membros do grupo e que eles passem a entender melhor as causas de todos.

Invista em treinamentos

O treinamento dos profissionais que atuam na empresa também é uma prática que muda totalmente a forma com que eles se comportam diante das diferenças. A maneira com que os funcionários enxergam aqueles que são diferentes de si muda totalmente quando eles passam por algum treinamento que os ensine a lidar com isso, tanto para com os colegas de trabalho quanto para os clientes do negócio.

Powered by Rock Convert

Atualmente, é muito comum que uma marca passe por algum vexame envolvendo discriminação por parte de algum funcionário de seu grupo, o que pode acabar comprometendo toda a reputação do negócio. Problemas assim podem ser facilmente evitados submetendo todos da equipe a algum treinamento que os ensine a se comportar diante da diversidade.

Ofereça cursos

Para além das palestras e dos treinamentos também pode se oferecer alguns sobre diversidade aos funcionários. Atualmente existem muitas opções de cursos que abordam especialmente as questões sobre a importância da diversidade dentro das empresas. Disponibilizar esses cursos pode ser uma ótima opção para fazer com que todos entendam a importância de se optar por um ambiente de trabalho mais diverso.

Além disso, é importante que pessoas que trabalhem nos processos de recrutamento, por exemplo, tenham passado por cursos assim, pois o padrão que geralmente é exigido nos processos de seleção são inalcançáveis pelo público da diversidade.

Estimule a comunicação

A comunicação entre os membros da equipe é um fator primordial para o bom funcionamento dela. Quando se tem um time unido e que valoriza a comunicação entre si, a produtividade e a sintonia aumentam drasticamente, gerando resultados melhores e deixando o convívio entre os funcionários muito mais agradável.

Além disso, a comunicação também faz com que as pessoas se tornem mais pertencentes, conseguindo entender cada vez mais as suas diferenças e a respeitá-las. Pode se dizer que a comunicação é uma das chaves principais para o bom funcionamento do time, e estimulá-la é importantíssimo.

A prática para estimular as conversas pode ser feita de diversas maneiras. Criar um canal de comunicação interno para abordar alguns assuntos específicos, assim como os relacionados à diversidade, pode ser uma ótima forma de compartilhar ideias e valores, além de enturmar a equipe cada vez mais.

Também é possível utilizar uma série de metodologias e ferramentas que promovam o diálogo entre os funcionários, como a criação de uma comunidade ou grupo nas redes sociais, para que todos compartilhem suas experiências e se tornem mais próximos, valorizando ainda mais a diversidade entre eles.

Contrate uma consultoria

Por fim, contratar uma consultoria é um passo que pode auxiliar bastante no caminho para um ambiente de trabalho bem diverso. Consultar uma empresa que seja especializada no assunto e que sabe exatamente o que você está precisando, de acordo com a situação em que o seu negócio está, é ótimo para que seja seguido o melhor caminho possível — e dores de cabeça sejam evitadas durante todo o processo.

Atualmente, existem várias empresas especializadas em diversidade e que podem ajudar muito aquelas estão buscando um ambiente de trabalho mais diverso. A Diversidade RH, por exemplo, trabalha com Recursos Humanos e oferece uma série de serviços focados em auxiliar os seus clientes a lidar com as situações advindas da falta de diversidade no meio empresarial.

Leu o nosso post e ficou interessado no assunto? Não perca tempo e entre em contato com a Diversidade RH agora mesmo para saber um pouco mais sobre as soluções que temos a oferecer para o seu negócio. Não fique fora dessa!

Preconceito InstitucionalPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.